"Eu andarei vestido e armado com as armas de São Jorge para que meus inimigos, tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me vejam, e nem em pensamentos eles possam me fazer mal.
Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrem sem o meu corpo tocar, cordas e correntes se arrebentem sem o meu corpo amarrar."

Um sábado Qualquer

Um sábado Qualquer
por Carlos Ruas

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

NHÁ-CHICA

A única foto de Nhá Chica foi publicada em 1894, no livro Caxambu,
 do Dr. Henrique Monat. Reprodução proibida sem autorização.

Quem foi Nhá-Chica

Francisca de Paula de Jesus, carinhosamente chama de Nhá Chica, nasceu em Santo Antônio do Rios das Mortes, distrito de São João Del Rey (MG), aos 26 de abril de 1810. Ainda menina, mudou-se com a mãe e o irmão para Baependi (MG). Pouco tempo depois, ficou órfã. Desde então, resolveu seguir o conselho de sua mãe: dedicar-se à fé e à caridade. Assim viveu até sua morte em 14 de junho de 1895. por sua fé e clarividência, NháC passou a ser aclamada pelo povo como "a santa de Baependi". Hoje é reconhecida como Serva de Deus, título que recebeu oficialmente da Congregação das Causas dos Santos, do Vaticano, em 1991.
Analfabeta, Nhá Chica foi agraciada por Deus com os dons especiais de oração, sabedoria e profecia, sempre usados para ajudar o próximo: dos mais humildes aos conselheiros do Império, que viajavam especialmente a Baependi para ouvir suas predições. Quando alguém se admirava com os fatos inusitados ocorridos por sua influência, ela dizia: "Isto acontece porque rezo com fé". Fé esta devotada a N. Sra. da Conceição.
Nhá Chica rezava diariamente aos pés de sua imagem da Imaculada Conceição, a quem se referia como "Minha Sinhá". Sua crença a fez erguer uma capela em devoção a N. Sra. da Conceição, 1865.
A antiga capela deu lugar ao Santuário de N. Sra. da Conceição, onde Nhá Chica foi enterrada, conforme seu desejo. Seu corpo ficou insepulto por quatro dias, sem o menor sinal de decomposição.
Por todos os fatos ocorridos e relatos presenciados, a Diocese de Campanha instaurou, em julho de 1993, o Tribunal pela Causa de Beatificação de Nhá Chica - o primeiro passo à Canonização.

Onde morou
 Desde que mudou-se para Baependi, Nhá Chica morou com a família numa casa humilde na antiga Rua do Coqueiro - atual Rua da Conceição, 40. Conservada até hoje, o local é um retrato da vida simples que ela levava. Por ter se dedicado a ajudar os necessitados, Nhá Chica se tornou a "Mãe dos Pobres".
A casa de Nhá Chica é aberta à visitação. Nela encontram-se alguns objetos pessoais da Serva de Deus tais como, seu terço, a imagem de N. Sra. Da Conceição, as panelas e o fogão de lenha onde cozinhava.
O órgão de fole francês (um raro exemplar de meados do séc. XIX) adquirido por ela para a capela, foi restaurado recentemente e encontra-se no Santuário de N. Sra. da Conceição. Também estão expostas as dádivas dos fiéis pelas graças recebidas.
A casa de Nhá Chica fica aberta à visitação, diariamente, de 8h às 17h.

O Santuário

A modesta capela construída por Nhá Chica, em devoção a Imaculada Conceição, deu lugar ao Santuário de N. Sra. da Conceição, um templo que recebe milhares de romeiros que expressam sua fé. Nesta igreja estão o túmulo e os restos mortais da Serva de Deus.
A Santa Missa no Santuário acontece às quartas-feiras, às 18h, e aos domingos, ás 9h e às 11h. A benção aos romeiros ocorre após as missas dominicais. A Igreja de Nhá Chica, como é comumente chamado o Santuário, fica na Rua da Conceição, 165, centro

Processo de beatificação

Atualmente, o processo de Beatificação encontra-se no Vaticano, em Roma. As perspectivas são de que, brevemente, sua santidade seja reconhecida pela Igreja Católica. Francisca de Paula de Jesus pode se tornar a primeira santa leiga, genuinamente brasileira.
Várias etapas fazem parte desse processo. A primeira é a pesquisa histórica baseada em documentos e testemunhos sobre a vida, as virtudes e a fama de santidade de Nhá Chica, realiza por uma Comissão Histórica. O material apresentado foi analisado pela Congregação das Causas dos Santos, em Roma.
Em 18 de junho de 1998, foi feito o reconhecimento dos restos mortais de Nhá Chica, na presença de autoridades eclesiásticas, de membros do Tribunal da Causa de Nhá Chica e de médicos legistas. Outra etapa é a apresentação de um milagre, que já foi aceito pela Comissão Médico-Científica da Congregação das Causas dos Santos.
Todas essas informações deram origem à Biografia Documentada de Francisca de Paula de Jesus. Obra de divulgação da Igreja Católica, o livro denominado Positio é o registro oficial da vida, das virtudes e da fama de santidade de Nhá Chica.
As próximas fases são o reconhecimento pela comissão dos teólogos, pela comissão dos Cardeais e Bispos, e pelo Santo Papa.
Para se chegar à etapa final, a Canonização, é preciso apresentar um outro milagre. Solicitamos a todos que registrem os milagres e as graças alcançadas no livro especial, que se encontra na Sala de Registros, junto ao Santuário de N. Sra. Da Conceição.

Oração pela beatificação
 Ó Pai, que mostrais a Bondade e a Sabedoria do Vosso Filho Jesus, naquelas pessoas que O procuram seguir, e que "ocultais as novidades do Reino aos sábios e inteligentes, e as revelais aos pequeninos", nós Vos pedimos que a Igreja possa reconhecer oficialmente as virtudes de amor ao próximo, de fé profunda e de grande sabedoria de vida que concedestes à Vossa filha e servidora Franscisca de Paula de Jesus Isabel, Nhá Chica.
Por ter sido de uma vida exemplar, fiel seguidora de Jesus Cristo, devota de Maria Santíssima, e de grande amor à Igreja, nós Vos pedimos que, pela sua valiosa intercessão, Vós nos concedais a graça de que mais temos necessidade.
Concedei-nos também, ó Pai, que a seu exemplo, o nosso coração esteja cheio de ardente amor a Vós e ao nosso semelhante. Tudo isso Vos pedimos por intermédio de Jesus Cristo, Vosso filho, em união com o espírito Santo. Amém.


Dom fr. Diamantino Prata de Carvalho, ofm.
Bispo Diocesano de Campanha
MG, 04/10/1998

Nenhum comentário:

Postar um comentário