"Eu andarei vestido e armado com as armas de São Jorge para que meus inimigos, tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me vejam, e nem em pensamentos eles possam me fazer mal.
Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrem sem o meu corpo tocar, cordas e correntes se arrebentem sem o meu corpo amarrar."

Um sábado Qualquer

Um sábado Qualquer
por Carlos Ruas

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

SÃO JOÃO BOSCO

SÃO JOÃO BOSCOé um dos Santos mais populares da Igreja e do mundo. Foi sua missão específica a educação cristã da juventude, num tempo em que essa porção da sociedade humana começava a ser atacada por novos e perigosos inimigos.
Para o desempenho da sua missão salvadora, jamais o Céu lhe faltou com extraordinários dotes humanos e sobrenaturais.

João Bosco nasceu no Colle dos Becchi, no Piemonte, Itália, uma localidade junto de Castelnuovo de Asti (agora chama-se Castelnuovo Dom Bosco) a 16 de agosto de 1815. Era filho de humilde família de camponeses. Órfão de pai aos dois anos, viveu sua mocidade e fez os primeiros estudos no meio de inumeráveis trabalhos e dificuldades. Desde os mais tenros anos sentiu-se impelido para o apostolado entre os companheiros. Sua mãe, que era analfabeta, mas rica de sabedoria cristã, com a palavra e com o exemplo animava-o no seu desejo de crescer virtuoso aos olhos de Deus e dos homens.
Mesmo diante de todas as dificuldades, João Bosco nunca desistiu. Durante um tempo foi obrigado a mendigar para manter os estudos. Prestou toda a espécie de serviços. Foi costureiro, sapateiro, ferreiro, carpinteiro e, ainda nos tempos livres, estudava música.
Queria vivamente ser sacerdote. Dizia: "Quando crescer quero ser sacerdote para tomar conta dos meninos. Os meninos são bons; se há meninos maus é porque não há quem cuide deles". A Divina Providência atendeu os seus anseios. Em 1835 entrou para o seminário de Chieri.
Ordenado Sacerdote a 5 de junho de 1841, principiou logo a dar provas do seu zelo apostólico, sob a direção de São José Cafasso, seu confessor. No dia 8 de dezembro desse mesmo ano, iniciou o seu apostolado juvenil em Turim, catequizando um humilde rapaz de nome Bartolomeu Garelli. Começava assim a obra dos Oratórios Festivos, destinada, em tempos difíceis, a preservar da ignorância religiosa e da corrupção, especialmente os filhos do povo.
Em 1846 estabeleceu-se definitivamente em Valdocco, bairro de Turim, onde fundou o Oratório de São Francisco de Sales. Ao Oratório juntou uma escola profissional, depois um ginásio, um internato etc. Em 1855 deu o nome de Salesianos aos seus colaboradores. Em 1859 fundou com os seus jovens salesianos a Sociedade ou Congregação Salesiana.
Com a ajuda de Santa Maria Domingas Mazzarello, fundou em 1872 o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora para a educação da juventude feminina. Em 1875 enviou a primeira turma de seus missionários para a América do Sul.
Foi ele quem mandou os salesianos para fundar o Colégio Santa Rosa em Niterói, primeira casa salesiana do Brasil, e o Liceu Coração de Jesus em São Paulo. Criou ainda a Associação dos Cooperadores Salesianos. Prodígio da Providência divina, a Obra de Dom Bosco é toda ela um poema de fé e caridade. Consumido pelo trabalho, fechou o ciclo de sua vida terrena aos 72 anos de idade, a 31 de janeiro de 1888, deixando a Congregação Religiosa Salesiana espalhada por diversos países da Europa e da América.
Se em vida foi honrado e admirado, muito mais o foi depois da morte. O seu nome de taumaturgo, de renovador do Sistema Preventivo na educação da juventude, de defensor intrépido da Igreja Católica e de apóstolo da Virgem Auxiliadora se espalhou pelo mundo inteiro e ganhou o coração dos povos. Pio XI, que o conheceu e gozou da sua amizade, canonizou-o na Páscoa de 1934.
Apesar dos anos que separam os dias de hoje do tempo em que viveu Dom Bosco, seu amor pelos jovens, sua dedicação e sua herança pedagógica vêm sendo transmitidos por homens e mulheres no mundo inteiro.
Hoje Dom Bosco se destaca na história como o grande santo Mestre e Pai da Juventude.
Embora tenha feito repercutir pelo mundo o seu carisma e o sistema preventivo de salesiano, que é baseado na Razão, na Religião e na Bondade, Dom Bosco permaneceu durante toda a sua vida em Turim, na Itália. Dedicou-se como ninguém pelo bem-estar de muitos jovens, na maioria órfãos, que vinham do campo para a cidade em busca de emprego e acabavam sendo explorados por empregadores interessados em mão-de-obra barata ou na rua passando fome e convivendo com o crime.
Com atitudes audaciosas, pontuadas por diversas inovações, Dom Bosco revolucionou no seu tempo o modelo de ser padre, sempre contando com o apoio e a proteção de Nossa Senhora Auxiliadora. Aliás, o sacerdote sempre considerou como essencial na educação dos jovens a devoção à Maria.
Dom Bosco ficou muito famoso pelas frases que usava com os meninos do oratório e com os padres e irmãs que o ajudavam. Embora tenham sido criadas no século passado, essas frases, ainda hoje, são atuais e ricas de sabedoria. Elas demonstram o imenso carinho que Dom Bosco tinha pelos jovens.
Entre alguns exemplos, "Basta que sejam jovens para que eu vos ame.", "Prometi a Deus que até meu último suspiro seria para os jovens.", "O que somos é presente de Deus; no que nos transformamos é o nosso presente a Ele", "Ganhai o coração dos jovens por meio do amor", "A música dos jovens se escuta com o coração, não com os ouvidos."
O método de apostolado de Dom Bosco era o de partilhar em tudo a vida dos jovens; para isto no concreto abriu escolas de alfabetização, artesanato, casas de hospedagem, campos de diversão para os jovens com catequese e orientação profissional; foi por isso a Igreja reza: "Deus suscitou São João Bosco para dar à juventude um mestre e um pai".
De estatura atlética, memória incomum, inclinado à música e a arte, Dom Bosco tinha uma linguagem fácil, espírito de liderança e ótimo escritor. Este grande apóstolo da juventude foi elevado para o céu em 31 de janeiro de 1888 na cidade de Turim; a causa foi o outros, já que afirmava ter sido colocado neste mundo para os outros.

Oração a São João Bosco- para pedir uma graça -
Necessitando de especial auxílio, com grande confiança recorro a vós, ó São João Bosco.
Preciso não só de graças espirituais, mas também de graças temporais, e principalmente... (pequena pausa para pedir a graça que se deseja)
Vós, que tivestes tanta devoção a Jesus Sacramentado e a Maria Auxiliadora, e que tanto vos compadecestes das desventuras humanas, alcançai-me de Jesus e de sua celeste Mãe a graça que vos peço, e mais: resignação inteira à vontade de Deus.
Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.

Padroeiros dos Estados do Brasil

Brasil= Nossa Senhora Aparecida e São Pedro de Alcântara
Brasilia-Distrito Federal: São João Bosco
Acre=Nossa Senhora de Nazaré
Alagoas= Nossa Senhora da Conceição
Amazonas= Nossa Senhora da Conceição
Amapá=São José
Bahia= Nossa Senhora da Conceição
Ceará= São José
Espirito Santo=Nossa Senhora da Penha e Divino Espirito Santo
Goias=Divino Pai Eterno (Festa 1° domingo de Julho em Trindade).
Maranhão= Nossa Senhora da Vitória e São Luiz Rei de França
Minas Gerais = Nossa Senhora da Piedade
Mato Grosso= Nosso Senhor Bom Jesus
Mato Gosso do Sul=Nossa Senhora da Abadia
Pará=Nossa Senhora de Nazaré 
Paraíba=Nossa Senhora das Neves
Paraná=Nossa Senhora do Roccio
Pernambuco=Nossa Senhora do Carmo
Piauí=Nossa Senhora da Vitória 
Rio de Janeiro= São Sebastião do Rio de Janeiro
São Paulo=  Nossa Senhora da Assunção  e São Paulo
Santa Catarina=Nossa Senhora do Desterro e Santa Catarina de Alexandria
Sergipe=Nossa Senhora da Conceição
Rio Grande do Sul= SãoPedro, o apóstolo
Rio Grande do Norte =Nossa Senhora da Apresentação
Rondonia=Nossa Senhora de Nazaré
Roraima=Nossa Senhora do Carmo
Tocantins= Nossa Senhora da Natividade e São Domingos Gusmão

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

SANTA CLARA


-> Fundadora do ramo feminino da Ordem Franciscana
-> Data de comemoração: 11 de Agosto

Santa Clara nasceu em Assis, Itália, no ano de 1193, e o interessante é que seu nome vem de uma inspiração dada à sua religiosa mãe, a qual haveria de ter uma filha que iluminaria o mundo.

Pertencia a uma nobre família e era dotada de grande beleza. Destacou-se desde cedo pela sua caridade e respeito para com os pequenos, tanto que ao deparar-se com a pobreza evangélica vivida por Francisco de Assis, foi tomada pela irresistível tendência religiosa de segui-lo.

Enfrentando a oposição da família, que pretendia arranjar-lhe um casamento vantajoso, aos dezoito anos Clara abandonou seu lar para seguir Jesus mais radicalmente. Para isto foi ao encontro de São Francisco de Assis na Porciúncula e fundou o ramo feminino da Ordem Franciscana, também conhecido como das Damas Pobres ou Clarissas. Viveu na prática e no amor da mais estrita pobreza.

Seu primeiro milagre foi em vida, demonstrando sua grande fé. Conta-se que uma das irmãs de sua congregação havia saído para pedir esmolas para os pobres que iam ao mosteiro. Como não conseguiu quase nada, voltou desanimada e foi consolada por Santa Clara que lhe disse: "Confia em Deus !" Quando a santa se afastou, a outra freira foi pegar o embrulho que trouxera e não agüentou mais levantá-lo. Tudo havia se multiplicado. Em outra ocasião, quando da invasão de Assis pelos sarracenos, Santa Clara apanhou o cálice com hóstias consagradas e enfrentou o chefe deles, dizendo que Jesus Cristo era mais forte que eles. Os agressores, tomados de repente por inexplicável pânico, fugiram. Por este milagre é que Santa Clara segura o cálice na mão.

Um ano antes de sua morte em 1253, Santa Clara assistiu a Celebração da Eucaristia sem precisar sair de seu leito. Neste sentido é que é aclamada como protetora da televisão.

Oração à Santa Clara

Pela intercessão de Santa Clara, ó Senhor Todo Poderoso
me abençõe e proteja;
volte para mim os seus olhos misericordiosos,
dê-me a paz e a tranquilidade,
derrame sobre mim as suas copiosas graças e,
depois desta vida,
aceite-me no céu em companhia de Santa Clara
e de todo o santuário.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.


Rezar 1 Ave Maria, 1 Pai Nosso e fazer o Sinal da Cruz.

sábado, 25 de setembro de 2010

SANTA VERÔNICA



Santa Verônica viveu no primeiro século. É a mulher de Jerusalém que enxugou a face de Jesus com um véu branco no seu caminho para o Calvário. De acordo com a tradição o pano ficou com a impressão da imagem da face de Jesus. Assim a historia de Santa Verônica tornou-se uma das mais populares da tradição Cristã e o seu véu é uma das mais amadas relíquias da Igreja. De acordo com a tradição, Verônica levou o véu para fora da Terra Santa e teria usado para curar o Imperador Tibérius (14-37) de uma doença. O véu foi subseqüentemente visto em Roma no século oitavo e foi transferido para a Basílica de São Pedro em 1297 pelo Papa Bonifácio VIII (1294-1303).

Quase nada é conhecido sobre Verônica embora os “Atos de Pilatos” considerado por muito apócrifos a identificam com a mulher mencionada no Evangelho de São Mateus (9:29-22) que teria sofrido de uma perda de sangue. O nome Verônica significa “imagem verdadeira” como foi relatado pelo historiador e escolar bíblico Giraldus Cambrensis (1147-1223). Alem disso Matthew de Westminster fala da impressão da imagem do Salvador como:

"Effigies Domenici vultus quae Veronica nuncupatur".

Assim a imaginação popular tomou o nome Verônica como sendo o nome de uma pessoa. O nome assim denotaria como uma relíquia genuína o véu de Verônica, para diferenciá-lo de outras relíquias similares como aquelas guardadas em Milão. A relíquia é ainda preservada na Basílica de São Pedro e a memória do ato de caridade de Santa Verônica é comemorado nas Estações da Via Sacra. Embora ela não seja incluída na Martirologia Romana, ela é honrada pela Igreja com um dia para a sua festa.O seu símbolo é o véu com a face de Cristo e a Coroa de Espinhos.

Sua festa é celebrada no dia 12 de julho.

Oração à Santa Verônica

Ó Santa Verônica que guardastes o Santo Sudário. Ele que não tinha aparência nem beleza para atrair o nosso olhar, nem simpatia para que pudessemos apreciá-lo, desprezado, era escória da humanidade, homem das dores, experimentado nos sofrimentos; era amaldiçoado e não fazíamos caso dele.

Despertai vosso poder, ó nosso Deus e vinde logo nos trazer a salvação! Convertei-nos; ó Senhor Deus do universo, e sobre nós iluminai a Vossa Face.

Se voltardes para nós, resemos salvos!
Amém.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Nossa Senhora Desatadora dos Nós

Oração a "Nossa Senhora Desatadora dos Nós"
Virgem Maria, Mãe do belo amor,
Mãe que jamais deixa de vir
em socorro a um filho aflito,
Mãe cujas mãos não param nunca
de servir seus amados filhos,
pois são movidas pelo amor divino
e a imensa misericórdia
que existem em teu coração,
volta o teu olhar compassivo sobre mim
e vê o emaranhado de nós
que há em minha vida.
Tu bem conheces o meu desespero,
a minha dor e o quanto estou amarrado
por causa destes nós.
Maria, Mãe que Deus
encarregou de desatar os nós
da vida dos seus filhos,
confio hoje a fita da minha vida em tuas mãos.
Ninguém, nem mesmo o maligno
poderá tirá-la do teu precioso amparo.
Em tuas mãos não há nó
que não poderá ser desfeito.
Mãe poderosa, por tua graça
e teu poder intercessor
junto a Teu Filho e Meu Libertador, Jesus,
recebe hoje em tuas mãos este nó.........
Peço-te que o desates para a glória de Deus,
e por todo o sempre.
Vós sois a minha esperança.
Ó Senhora minha,
sois a minha única consolação dada por Deus,
a fortaleza das minhas débeis forças,
a riqueza das minhas misérias, a liberdade,
com Cristo, das minhas cadeias.
Ouve minha súplica.
Guarda-me, guia-me,
protege-me, ó seguro refúgio!
Maria, Desatadora dos Nós, roga por mim.




Nossa Senhora Desatadora dos Nós é apenas um entre os 2.000 títulos de Maria. Ela nasceu na Alemanha, em 1700, como Maria Knotenlöserin (do alemão knot, “nó”, e löser, “desatar”). Na época, o presbítero da capela de St. Peter Am Perlach, na cidade de Augsburg, encomendou ao pintor Johann Schmittdner um quadro de Nossa Senhora. Para compor o painel foi buscar inspiração nos dizeres de Santo Irineu, Bispo de Lyon, no Século III: “Eva atou o nó da desgraça para o gênero humano; Maria por sua obediência o desatou”.

Maria é representada como a Imaculada Conceição e encontra-se entre o céu e a terra. O Espírito Santo derrama sua luzes sobre a Virgem. Em sua cabeça vemos 12 estrelas. Um dos anjos entrega-lhe uma faixa com nós grandes e pequenos, separados e juntos. Estes nós simbolizam o pecado original e nossos pecados cotidianos, que impedem de a graça frutificar em nossas vidas. Na parte inferior do quadro vemos que a faixa cai livremente e que um nó está desatado. Há um anjo, um homem e um cachorro que dirigem-se à uma igreja. Parece ser uma referência ao livro de Tobias (6,13) onde este empreende uma longa e penosa viagem quando conhece Sara que já casara sete vezes e que na noite de núpcias seus maridos morriam devido a um demônio que dela se enamorara. Tobias casa-se com ela e volta à casa de seu pai. Isto significa que há de se desatar primeiro os nós para que dois corações venham se encontrar.

Assim, Nossa Senhora Desatadora dos Nós é invocada como aquela que nos ajuda a tirar todos os males de aflições que nos escravizam e nos tornam infelizes e pessimistas, dando-nos a verdadeira liberdade que só seu Filho Nosso Senhor Jesus Cristo pode nos dar.

A pintura não demorou a se tornar objeto de culto dentro dos limites de Augsburg e depois se espalhando pelo mundo.

Uma cópia desta pintura é venerada em Buenos Aires, Argentina, para onde foi levada pelo bispo Dom Bergoglio. Maria é representada como a Imaculada Conceição.

•Sincretismo da N. Sra. Desatadora dos Nós: Não há.
•Devoção da N. Sra. Desatadora dos Nós: Invocada em casos de desespero e necessidades (saúde, emprego, Reconciliação conjugal, dívidas, ETC).
•Data Comemorativa: 15 de Agosto.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

NHÁ-CHICA

A única foto de Nhá Chica foi publicada em 1894, no livro Caxambu,
 do Dr. Henrique Monat. Reprodução proibida sem autorização.

Quem foi Nhá-Chica

Francisca de Paula de Jesus, carinhosamente chama de Nhá Chica, nasceu em Santo Antônio do Rios das Mortes, distrito de São João Del Rey (MG), aos 26 de abril de 1810. Ainda menina, mudou-se com a mãe e o irmão para Baependi (MG). Pouco tempo depois, ficou órfã. Desde então, resolveu seguir o conselho de sua mãe: dedicar-se à fé e à caridade. Assim viveu até sua morte em 14 de junho de 1895. por sua fé e clarividência, NháC passou a ser aclamada pelo povo como "a santa de Baependi". Hoje é reconhecida como Serva de Deus, título que recebeu oficialmente da Congregação das Causas dos Santos, do Vaticano, em 1991.
Analfabeta, Nhá Chica foi agraciada por Deus com os dons especiais de oração, sabedoria e profecia, sempre usados para ajudar o próximo: dos mais humildes aos conselheiros do Império, que viajavam especialmente a Baependi para ouvir suas predições. Quando alguém se admirava com os fatos inusitados ocorridos por sua influência, ela dizia: "Isto acontece porque rezo com fé". Fé esta devotada a N. Sra. da Conceição.
Nhá Chica rezava diariamente aos pés de sua imagem da Imaculada Conceição, a quem se referia como "Minha Sinhá". Sua crença a fez erguer uma capela em devoção a N. Sra. da Conceição, 1865.
A antiga capela deu lugar ao Santuário de N. Sra. da Conceição, onde Nhá Chica foi enterrada, conforme seu desejo. Seu corpo ficou insepulto por quatro dias, sem o menor sinal de decomposição.
Por todos os fatos ocorridos e relatos presenciados, a Diocese de Campanha instaurou, em julho de 1993, o Tribunal pela Causa de Beatificação de Nhá Chica - o primeiro passo à Canonização.

Onde morou
 Desde que mudou-se para Baependi, Nhá Chica morou com a família numa casa humilde na antiga Rua do Coqueiro - atual Rua da Conceição, 40. Conservada até hoje, o local é um retrato da vida simples que ela levava. Por ter se dedicado a ajudar os necessitados, Nhá Chica se tornou a "Mãe dos Pobres".
A casa de Nhá Chica é aberta à visitação. Nela encontram-se alguns objetos pessoais da Serva de Deus tais como, seu terço, a imagem de N. Sra. Da Conceição, as panelas e o fogão de lenha onde cozinhava.
O órgão de fole francês (um raro exemplar de meados do séc. XIX) adquirido por ela para a capela, foi restaurado recentemente e encontra-se no Santuário de N. Sra. da Conceição. Também estão expostas as dádivas dos fiéis pelas graças recebidas.
A casa de Nhá Chica fica aberta à visitação, diariamente, de 8h às 17h.

O Santuário

A modesta capela construída por Nhá Chica, em devoção a Imaculada Conceição, deu lugar ao Santuário de N. Sra. da Conceição, um templo que recebe milhares de romeiros que expressam sua fé. Nesta igreja estão o túmulo e os restos mortais da Serva de Deus.
A Santa Missa no Santuário acontece às quartas-feiras, às 18h, e aos domingos, ás 9h e às 11h. A benção aos romeiros ocorre após as missas dominicais. A Igreja de Nhá Chica, como é comumente chamado o Santuário, fica na Rua da Conceição, 165, centro

Processo de beatificação

Atualmente, o processo de Beatificação encontra-se no Vaticano, em Roma. As perspectivas são de que, brevemente, sua santidade seja reconhecida pela Igreja Católica. Francisca de Paula de Jesus pode se tornar a primeira santa leiga, genuinamente brasileira.
Várias etapas fazem parte desse processo. A primeira é a pesquisa histórica baseada em documentos e testemunhos sobre a vida, as virtudes e a fama de santidade de Nhá Chica, realiza por uma Comissão Histórica. O material apresentado foi analisado pela Congregação das Causas dos Santos, em Roma.
Em 18 de junho de 1998, foi feito o reconhecimento dos restos mortais de Nhá Chica, na presença de autoridades eclesiásticas, de membros do Tribunal da Causa de Nhá Chica e de médicos legistas. Outra etapa é a apresentação de um milagre, que já foi aceito pela Comissão Médico-Científica da Congregação das Causas dos Santos.
Todas essas informações deram origem à Biografia Documentada de Francisca de Paula de Jesus. Obra de divulgação da Igreja Católica, o livro denominado Positio é o registro oficial da vida, das virtudes e da fama de santidade de Nhá Chica.
As próximas fases são o reconhecimento pela comissão dos teólogos, pela comissão dos Cardeais e Bispos, e pelo Santo Papa.
Para se chegar à etapa final, a Canonização, é preciso apresentar um outro milagre. Solicitamos a todos que registrem os milagres e as graças alcançadas no livro especial, que se encontra na Sala de Registros, junto ao Santuário de N. Sra. Da Conceição.

Oração pela beatificação
 Ó Pai, que mostrais a Bondade e a Sabedoria do Vosso Filho Jesus, naquelas pessoas que O procuram seguir, e que "ocultais as novidades do Reino aos sábios e inteligentes, e as revelais aos pequeninos", nós Vos pedimos que a Igreja possa reconhecer oficialmente as virtudes de amor ao próximo, de fé profunda e de grande sabedoria de vida que concedestes à Vossa filha e servidora Franscisca de Paula de Jesus Isabel, Nhá Chica.
Por ter sido de uma vida exemplar, fiel seguidora de Jesus Cristo, devota de Maria Santíssima, e de grande amor à Igreja, nós Vos pedimos que, pela sua valiosa intercessão, Vós nos concedais a graça de que mais temos necessidade.
Concedei-nos também, ó Pai, que a seu exemplo, o nosso coração esteja cheio de ardente amor a Vós e ao nosso semelhante. Tudo isso Vos pedimos por intermédio de Jesus Cristo, Vosso filho, em união com o espírito Santo. Amém.


Dom fr. Diamantino Prata de Carvalho, ofm.
Bispo Diocesano de Campanha
MG, 04/10/1998

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

São Lourenço



10 de agosto

“ Louvamos teu martirio, Lourenço, Santo irmão, pedindo que da igreja escutes a oração.” (Liturgia das horas).

 
No livro dos Atos dos Apóstolos, no capítulo 6, vemos a preocupação dos mesmos quanto ao crescimento do número dos discípulos, convocaram uma reunião e expuseram sua angústias, dizendo: “Não é razoável que abandonemos a palavra de Deus para administrar.” (Servir as mesas) pois muitos dos discipulos gregos queixavam-se que suas viúvas, estavam sendo esquecidas e negligenciadas pelos hebreus.
Foram escolhidos entre os irmãos, homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, para administrar o cuidado com os pobres, orfãos e viúvas ... Ou seja o tesouro precioso do Senhor.
Estes homens foram chamados de Diáconos.

O patrono dos Diáconos

Astro de primeira grandeza, brilha o nome de São Lourenço no firmamento da Igreja Primitiva.
O nome Lourenço é o mesmo que Laureamtenens, querendo dizer “Coroa feita de Louro”, como a que antigamente os vencedores recebiam após suas vitórias. Lourenço obteve a vitória em sua paixão.
Assim como o Pé de louro, ou seja suas folhas servem para dissolver cálculos, curar infecções dos ouvidos e evitar raios, Lourenço quebra o coração endurecido, devolve a audição espiritual e proteje os condenados de injustas sentenças.
O Diácono Lourenço, de Origem espanhola, foi levado a Roma pelo bem-aventurado Sisto II, em Roma nosso Diácono foi incubido de administrar os bens da Igreja e socorrer os pobres que eram mantidos pela mesma.
O cruel Imperador Valeriano, determinou uma acirrada perseguição a Igreja, seus bispos, sacerdotes e diáconos, e uma das primeiras vítimas foi o Papa Sisto II, este sofreu o martírio em 258. Lourenço acompanhou-o até o lugar do suplício, e com os olhos marejados de lágrimas disse-lhe: “Meu pai, para onde vás sem vosso filho? Para onde o Santo Padre, sem o vosso diácono? Jamais oferecestes o sacrifício, sem que eu vos acolitasse? em que vos desagradei? Encontrastes em mim alguma infidelidade?”
O Papa, comovido com estas palavras de dedicação filial, respondeu: “Não te abandono, meu filho! Deus reservou-te provação maior e vitória mais brilhante, pois és jovem e forte; velhice e fraqueza fazem com que tenham pena de mim; daqui a três dias me seguirás.” Tendo assim falado, deu ao jovem diácono instruções sobre os tesouros da Igreja, aconselhando que os repartisse entre os pobres.
Lourenço atento a solicitação do Santo Padre, procurou todos os pobres, viúvas e orfãos da Igreja e entre eles repartiu o dinheiro que havia. Objetos de outro, prata, como pedras preciosas, vasos sagrados de grande valor, tudo foi vendido e com o dinheiro sustentou os milhares de pobres da Igreja.
Quando o prefeito da cidade teve conhecimento dos grandes tesouros da Igreja e de que Lourenço era o administrador, mandou chamar-lo em sua presença e disse-lhe: “Nada de ti exijo, que não seja possível realizar. Soube que vossos sacerdotes se servem em vasos de ouro e prata em vossas celebrações e que usais velas de cera, colocadas em castiçais de ouro. Soube, também, que vossa Igreja ordena dar a Cesar o que é de Cesar; trazei-me, pois, todos estes objetos, de que o imperador precisa.” “É verdade, - replicou Lourenço, - a Igreja é rica, mais rica que o Imperador. Concedei-me o prazo necessário, e tudo será arranjado em tempo.” O Prefeito supondo tratar-se de riquezas materiais deu-lhe de boa vontade o prazo de três dias.
Lourenço correndo contra o tempo, foi ao encontro de todos os pobres, viúvas, orfãos, cegos, surdos, mudos, paralíticos, peregrinos e desamparados, para que no terceiro dia estivessem todos à porta da Igreja.
No dia e hora marcados, todos em grande multidão, comparaceram à porta da Igreja. Lourenço convidou o Prefeito para inspecionar os tesouros da Igreja e apontou para a multidão reunida: “Eis os tesouros da Igreja : os míseros que levam com resignação a cruz de cada dia, carregam o ouro da virtude; são as almas prediletas do Senhor que valem muito mais que pedras preciosas.”
O Prefeito vendo-se enganado e iludido, cheio de ódio falou: “É assim que te atreves a ludibriar as Autoridades Reais Romanas? Miserável! Se o teu desejo é morrer, pois bem, hás de morrer, mas uma morte longa e cruel.” Deu a ordem para que Lourenço fosse cruelmente açoitado.
Finalmente mandou que trouxessem uma grelha, que foi posta sobre brasas.
O Santo foi despido e colocado sobre a grelha incandescente.
Santo Ambrósio escreveu que eu rosto brilhava como um fogo divino,e de seu corpo exalava um suave perfume que inebriava a todos.
Lourenço demostrava uma paz inigualável; seus lábios esboçavam um discreto sorriso; e com mansidão disse ao Juiz: “Se desejares, podeis dar ordem para que me virem, pois já estou bastante assado deste lado!”
O Santo mártir rezava pela conversão de Roma, cidade eterna regada com o sangue dos apóstolos Pedro e Paulo. Seus útimos momentos foram de louvor e adoração; era o dia 10 de agosto de 258.
São Prudêncio era da opinião que a conversão de Roma, foi fruto do martírio de São Lourenço.
São Leão assim expressou seu martírio: “As chamas não puderam vencer a caridade de Cristo; e o fogo que queimava por fora foi mais fraco do que aquele que lhe ardia por dentro.”
Que o exemplo de São Lourenço nos inspire sempre a pratica da caridade verdadeira e perfeita.

Oração a São Lourenço

Onipotente Deus, que ao vosso bem aventurado mártir SãoLourenço e destes forças para triunfar sobre as chamas e os seus tormentos, concedei-me que se extingam em mim as chamas de toda a sorte.

Intercedei ó glorioso e corajoso mártir, que mesmo na hora da morte zombaste do vosso carrasco, para que Deus acolha as minhas súplicas, eu que me vejo atormentado e ameaçado pelo fogo do inferno .

Reparti comigo vossa coragem para enfrentar os tiranos, vossa lucidez para encarar os perigos e vossa fé para depositar em Deus vossa vida e vossa alma. Atendei Senhor minha súplica , através da bondosa intercessão do corajoso mártir São Lourenço

Por Cristo, Nosso Senhor, que convosco vive e reina, Amem.!

terça-feira, 21 de setembro de 2010

NOSSA SENHORA DA APARECIDA


Nossa Senhora da Conceção Aparecida-12 de outubro
Padroeira do Brasil
Em 1717, na cidade de Guaratinguetá, Estado de São Paulo, Brasil, após várias horas pescando sem resultados, três pescadores retiraram do rio Paraíba o corpo de uma imagem sem cabeça.
Em seguida, lançada a rede novamente, encontraram a cabeça da imagem. Surpresos, lançaram a rede pela terceira vez e a pescaria foi tanta que puderam encher suas canoas.
Esses três pescadores, Domingos Garcia, João Alves e Felipe Pedroso, limparam a imagem apanhada no rio e notaram que se tratava da imagem de Nossa Senhora da Conceição, de cor escura.
A imagem foi levada, a princípio, ao oratório de sua humilde casa, e diante dela realizavam suas orações. E desde aquele tempo Nossa Senhora começou a fazer milagres ali devido à crescente devoção do povo.
Em 1745 foi construída uma capela no morro dos coqueiros, que margeia o Paraíba e uma missa foi celebrada. A imagem passou a ser chamada de Aparecida e deu origem à cidade de mesmo nome.
Em 1888 a antiga capela foi substituída por outra maior. Em 8 de setembro de 1904 foi realizada a solene coroação da imagem de Nossa Senhora Aparecida, e em 1908, o santuário foi elevado à dignidade de Basílica pelo Papa.
Em 1930, o Papa Pio XI, proclamou Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Em 1967, no aniversário de 250 anos de devoção, o Papa Paulo VI ofereceu a Rosa de Ouro ao Santuário Nacional inteiramente dedicado à Nossa Senhora da Conceição Aparecida.
A partir de 1950 já se pensava na construção de um novo templo mariano devido ao crescente número de romarias. O majestoso templo foi consagrado pelo Papa, após mais de vinte e cinco anos de construção, no dia 4 de julho de 1980, na primeira visita de João Paulo II ao Brasil.

Oração:

Querida Mãe Nossa Senhora Aparecida.
Vós que nos amais e nos guiais todos os dias,
vós que sois a mais bela das Mães,
a quem eu amo de todo o meu coração.
Eu vos peço mais uma vez que me ajudeis a alcançar uma graça.
Sei que me ajudareis e sei que me acompanhareis sempre,
até a hora da minha morte.
Reze 3 dias seguidos esta oração e alcançarás a graça, por mais dura que ela seja.
Em caso extremo fazer em 3 horas.
 


segunda-feira, 20 de setembro de 2010

NOSSA SENHORA DE GUADALUPE

No México, corações de vítimas ainda palpitando eram oferecidos ao ídolo asteca. Maria Santíssima aparece esmagando a serpente

O santuário mariano mais visitado do mundo não é o de Lourdes (França), nem Fátima (Portugal) ou Aparecida, mas sim o de Nossa Senhora de Guadalupe, na Cidade do México, que recebe anualmente 20 milhões de pessoas.

Nossa Senhora de Guadalupe é a padroeira de todo o continente americano, e sua festa é celebrada em 12 de dezembro. Embora Catolicismo já tenha tratado do tema em suas edições de dezembro de 1974 e dezembro de 1981, voltamos a ele devido ao seu alto significado para os americanos de todas as latitudes; e também porque a riqueza do assunto permite novas abordagens.

Adoradores da serpente
Antes da conquista do México pelo espanhol Hernán Cortés, em 1521, os índios maias e astecas adoravam um ídolo em forma de serpente, em honra do qual ofereciam horríveis sacrifícios humanos.
No cimo de pirâmides, estendiam a vítima sobre uma pedra, de costas, atada pelos pés e pelas mãos, ficando assim com o peito muito teso.
Com enorme navalha, os feiticeiros abriam o peito da desventurada vítima e arrancavam-lhe o coração, o qual, ainda palpitando, era oferecido ao ídolo.
Somente na inauguração do templo principal de Tenochtitlan (hoje Cidade do México), foram massacrados 80.000 indígenas, cujos corpos eram servidos depois em refeições canibalescas.
Com a ação evangelizadora dos espanhóis, tais abominações foram sendo eliminadas.
Aparições ao índio Juan Diego
Em 1531, Nossa Senhora apareceu quatro vezes ao índio Juan Diego, pedindo-lhe que fosse construída uma igreja naquele local, hoje situado na capital mexicana.
O humilde e ardoroso devoto nativo transmitiu o pedido da Virgem Santíssima ao Bispo do México, mas este pediu um sinal que o confirmasse. Na quarta aparição, Nossa Senhora realizou um estupendo milagre, para que todos nela acreditassem.
Nossa Senhora ordenou a Juan Diego que subisse ao alto de um morro, e recolhesse as flores que ali encontrasse. Era pleno inverno, e o monte só produzia espinhos...
O vidente não hesitou. Correu para o local indicado e encontrou muitas rosas. Colheu-as e levou-as à Mãe de Deus, que as ajeitou bem no manto do índio, e mandou que as entregasse ao Bispo.
Juan Diego obedeceu incontinenti e, diante do Prelado, abriu seu manto, deixando cair as belas rosas. No lugar onde estiveram as flores, no manto do índio, ficou estampada uma imagem de Nossa Senhora, de 1,30 m de altura. A Virgem está coberta por um manto verde claro, tem os olhos voltados para baixo, as mãos postas, e pisa uma meia-lua (a qual, aliás, é símbolo do islamismo).
A ciência comprova o milagre...
O caráter milagroso da pintura de Nossa Senhora de Guadalupe foi comprovado pela ciência.
O cientista austríaco Richard Kuhn, Prêmio Nobel de Química de 1938, declarou que os pigmentos corantes da imagem não pertencem nem ao reino vegetal, nem ao animal, nem ao mineral. Logo, sua origem é sobrenatural e, portanto, milagrosa.
Um técnico submeteu a pintura ao processo de digitalização, que consiste em dividi-la por meio de computador, em microscópicos quadradinhos, de maneira a caberem 27.778 em cada milímetro quadrado. Cada um deles foi depois ampliado 2.000 vezes, dando então a possibilidade de serem vistos pormenores imperceptíveis a olho nu.
Nos olhos da Virgem... o índio Juan Diego!
Pôde-se então verificar, representada nos olhos da Virgem, a mesma cena que se passou em 1531, no palácio episcopal da Cidade do México: um índio no ato de desdobrar seu manto diante de um franciscano (Dom Zumárraga, primeiro Bispo do México, pertencia à Ordem de São Francisco de Assis), em cuja face se vê rolar uma lágrima; além dos dois, aparecem um jovem emocionado, com a mão segurando a barba, uma mulher com cabelos encaracolados, um índio com o dorso nu, em atitude orante, um homem, uma mulher e vários meninos de cabeça raspada; e, finalmente, outros religiosos franciscanos.
A que esmaga a serpente
É muito simbólico o significado do nome Guadalupe. Helen Behrens, uma das maiores especialistas no assunto, analisando textos originais dos índios, que datam da época das aparições, concluiu que a Mãe de Deus se apresentou com as palavras "Te Quatla Lupe", que significa "Aquela que esmaga a serpente de pedra".
A propósito disso, cabe lembrar a passagem da Sagrada Escritura em que Deus, dirigindo-se à serpente infernal, increpa: "Ela (Nossa Senhora) te esmagará a cabeça" (Gen. 3, 15).
Assim, nos primórdios da história do Novo Mundo cumpriu-se literalmente a profecia divina: Nossa Senhora de Guadalupe esmaga a serpente de pedra, o horrível ídolo diabólico sedento de sangue humano!
Oração à Nossa Senhora de Guadalupe Padroeira da América Latina - (12 de dezembro)
Ó gloriosa Mãe de Deus, Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da América Latina: Abençoai esta casa e a família que aqui reside.
Protegei nossos filhos, livrando-os das maldades e dos perigos deste mundo. Guardai nosso lar, escondendo-o dos olhos dos maus. Que nesta casa o nome de Deus seja sempre invocado com respeito e amor. Que os seus mandamentos sejam observados com fidelidade. Que vosso bendito nome, ó Mãe querida, seja sempre lembrando com muita devoção. Que a palavra de vosso Filho Jesus seja sempre meditada e seguida todos os dias de nossa vida.
Honra, louvor e glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo: Trindade Santíssima.
Amém.

SANTOS PROTETORES

SANTOS E SANTASDATAPADROEIROS - PROTETORES - PATRONOS
Nossa Senhora da Saúde20/04Protetora dos doadores de sangue
Nossa Senhora de Guadalupe12/12Protetora da América Latina
Nossa Senhora Aparecida12/10Protetora do Brasil
Reis Magos: Baltazar, Gaspar e Melquior06/01Protetor dos Astrofísicos
Santa  Águeda05/02Protetora dos seios e da amamentação
Santa Ana e São Joaquim26/07Protetores dos avós, dos caseiros, das costureiras, contra a esterilidade, ajuda no parto
Santa Apolônia09/02Protetora dos dentistas
Santa Bárbara04/12Protetora dos bombeiros, contra raios, tempestades,  queimaduras, febre e morte repentina; protetora dos militares, dos trabalhadores das minas e fogueteiros
Santa Batilde30/01Protetora de pessoas com cólica e diarréia
Santa Bibiana ou Viviana02/12Protetora das pessoas com epilepsia
Santa Brígida23/07Padroeira dos terapeutas
Santa Brígida de Kildare01/02Padroeira dos leiteiros
Santa Catarina de Alexandria25/11Protetora dos estudantes, dos filósofos, dos bibliotecários, dos ciclistas, dos moribundos, contra a morte repentina, contra o aborto e contra acidentes de trabalho
Santa Catarina de Sena29/04Protetora de Pessoas com dores de cabeça; contra incêndio e dos estilistas
Santa Cecília22/11Protetora dos músicos, dos poetas
Santa Dinfna 15/05Padroeira dos loucos, epiléticos, endemoninhados, possessos e sonâmbulos
Santa Edwiges16/10Protetora dos endividados
Santa Efigênia21/09Protetora das casas
Santa Francisca22/12Protetora dos emigrantes
Santa Genoveva03/01Protetora das vitimas da fome, das secas e das enchentes, dos tapeceiros
Santa Inês21/01Protetora das meninas adolescentes 
Santa Isabel da Hungria17/11Protetora de Pessoas com dor de dente, doenças do coração
Santa Joana DÁrc30/05Padroeira dos soldados
Santa Lídia03/08Padroeira dos tintureiros
Santa Ludovina de Sheidmam14/04Padroeira dos patinadores
Santa Luzia13/12Protetora dos olhos, dos oculistas, dos eletricistas
Santa Maria Madalena22/07Padroeira dos pedicuros, dos perfumistas, das prostitutas
Santa Marta29/07Protetora das donas de casa, dos hoteleiros , garçons
Santa Maura de Troyes21/09Protetora das lavadeiras
Santa Mônica27/08Protetora das mães que rezam  pela conversão de um(a) filho(a); protetora das esposas maltratadas
Santa Paula26/01Protetora das viúvas
Santa Paulina09/07Protetora dos doentes com câncer
Santa Pelágia08/10Protetora das atrizes
Santa Rita de Cássia22/05Casos impossíveis; desentendimentos na família
Santa Rosa de Lima23/08Protetora das floristas
Santa Teresinha de Ávila15/10Protetora dos professores, de pessoas com doenças no coração
Santa Úrsula21/10Padroeira das professoras
Santa Valburga25/02Protetora contra a fome
Santa Verônica12/07Protetora dos fotógrafos
Santa Zita27/04Protetora das empregadas domésticas, das pessoas que perderam chaves
Santo Adriano 08/09Protetor dos carcereiros e dos ferreiros
Santo Afonso de Ligório01/08Protetor de pessoas com reumatismo
Santo Agostinho28/08Protetor de pessoas com doenças nos olhos e nos ouvidos; protetor dos editores e gráficos
Santo Alberto Magno15/11Protetor dos cientistas
Santo Aleixo17/07Padroeiro dos mendigos
Santo André30/11Patrono dos peixeiros
Santo Antão17/01Protetor dos animais domésticos e das pessoas com furúnculos e dos coveiros
Santo Antônio13/06Auxilio das pessoas que desejam encontrar o seu amor, dos casais, dos namorados e das pessoas que procuram objetos perdidos ou pessoas desaparecidas; protetor de pessoas com febre
Santo Antônio Maria Claret24/10Patrono dos livreiros 
Santo Atanásio02/05Protetor dos confeccionistas
Santo Egídio01/09Protetor das mães que amamentam; protetor de pessoas com medo; das pessoas com hanseníase, padroeiro dos veterinário
Santo Elígio (Elói)01/12Protetor dos ourives, mecânicos, pelos que trabalham com metal, ferreiros, seleiros, ferradores, carroceiros e garagistas
Santo Estevão26/12Protetor das pessoas com cálculos renais
Santo Expedito19/04Auxílio nas causas urgentes, protetor dos militares, dos candidatos a motorista
Santo Honorato16/05Padroeiro dos doceiros e padeiros
Santo Humberto03/11Contra a raiva; padroeiro dos caçadores, guardas florestais e protetor dos cachorros
Santo Inácio de Loyola31/07Protetor das pessoas que se submetem a cirurgias
Santo Isidoro de Quio15/05Protetor dos lavradores, dos trabalhadores do campo
Santo Isidoro de Sevilha04/04Protetor dos historiadores
Santo Ivo19/05Protetor dos advogados
Santo Onofre12/06Protetor contra o vício do álcool
Santo Urbano19/12Padroeiro dos vinicultores
São Baldomero27/02Padroeiro dos ferreiros e chaveiros
São Bartolomeu24/08Protetor dos açougueiros
São Benedito05/10Protetor dos cozinheiros e cozinheiras, dos negros
São Bernardino de Sena20/05Padroeiro dos publicitários
São Bento11/07Protetor contra as tentações; de pessoas com envenenamentos, de pessoas com doenças na pele
São Bernardo de Claraval20/08Protetor de pessoas com epilepsia e doenças nervosas; protetor dos apicultores
São Bernardo de Mentone28/05Padroeiro dos Alpinistas
São Brás03/02Protetor de pessoas com os males de garganta; protetor dos cabeleireiros e pessoas que sofrem da queda de cabelo
São Camilo de Lélis14/07Protetor dos enfermos  e profissionais da saúde
São Carlos Barromeu04/11Protetor dos catequistas
São Casimiro04/03Padroeiro dos alfaiates e costureiros
São Columbano09/06Padroeiro dos poetas
São Cosme e Damião26/09Protetor dos barbeiros, farmacêuticos
São Crispim e Crispiniano25/10Padroeiro dos sapateiros
São Cristóvão25/07Padroeiro dos sapateiros
São Damaso11/12Protetor dos Arqueologistas
São Demétrio08/10Padroeiro dos militares
São Dimas25/03Protetor dos agentes funerários
São Dustano de Catulária19/05Protetor dos Serralheiros
São Fiacre30/08Protetor das pessoas som sífilis, hemorróidas, doenças do reto; úlceras e verrugas; protetor dos jardineiros, taxistas, fabricantes de boné e horticultores
São Francisco de Assis04/10Protetor dos animais, da ecologia
São Francisco de Sales24/01Protetor dos jornalistas e escritores
São Francisco Xavier03/12Padroeiro do turismo
São Gabriel Arcanjo29/09Protetor dos comunicadores, dos filatelistas, das telefonistas
São Gelásio21/11Padroeiro dos palhaços
São Genésio25/08Protetor dos comediantes e dos escrivães
São Gil01/09Padroeiro dos pasteleiros
São Gregório Magno03/09Protetor dos cantores
São Guido12/09Protetor dos carroceiros, cocheiros e dos cavalos
São Jerônimo30/09Patrono das secretárias, dos tradutores
São Jerônimo Emiliano08/02Protetor das crianças órfãs
São João Batista24/06Protetor  contra doenças infantis; protetor da amizade, dos modistas
São João Batista de La Salle07/04Patrono dos professores
São João Berchmans13/08Padroeiro dos coroinhas
São João Bosco31/01Patrono do cinema, das escolas de artes e ofícios
São João Crisóstomo13/09Protetor locutores
São João Evangelista27/12Padroeiro dos Químicos, teólogos
São João Francisco Régis16/06Protetor de pessoas com gripes e resfriados
São João Nepomuceno16/05Protetor de pessoas com doenças na boca e na língua
São Jorge23/04Protetor dos cavaleiros e dos escoteiros
São José19/03Protetor das famílias, dos trabalhadores, dos carpinteiros, marceneiros, mestre de obra e administradores
São José de Cupertino18/09Protetor dos aviadores,  astronautas e dos estudantes em véspera de exame
São Judas Tadeu28/10Protetor das pessoas em situações de desespero, dos funcionários públicos
São Justino01/06Protetor dos filósofos
São Leonardo de Noblac06/11Padroeiro dos prisioneiros, vendedores de água, fabricantes de cadeia, de cepos, de fechos e afins. É invocado contra bandidos. Invocado pelas parturientes para ter um parto indolor
São Lourenço10/08Protetor dos arquivistas, dos pobres
São Lucas18/10Protetor dos médicos, dos pintores, artesãos e dos escultores
São Ludovico25/08Protetor das pessoas com tuberculoses
São Luiz Gonzaga21/06Protetor dos doentes com AIDS
São Luís IX25/08Protetor dos cabeleireiros
São Marcos25/04Padroeiro dos vidraceiros
São Mateus21/09Protetor dos contabilistas e banqueiros
São Mauricio22/09Padroeiro dos tecelões
São Miguel Arcanjo29/09Protetor dos padeiros , confeiteiros, vendedores ambulantes e pára-quedistas
São Nicolau06/12Protetor dos marinheiros, estivadores e das crianças
São Pancrácio12/05Protetor de pessoas com doenças dos pulmões; protetor de crianças doentes
São Paulo25/01Protetor contra picadas de serpente e outros animais peçonhentos; de pessoas com surdez. 
São Pedro29/06Protetor dos pescadores, dos porteiros
São Pedro Damião21/02Protetor de pessoas com insônia e enxaquecas
São Policarpo23/02Padroeiro dos locatários
São Rafael Arcanjo29/09Protetor dos Olhos
São Roque16/08Protetor dos cães
São Sebastião20/01Protetor dos presos, dos arqueiros, de pessoas com feridas, pestes e doenças contagiosas.
São Teobaldo30/06Protetor dos carvoeiros
São Tiago25/07Padroeiro dos vendedores de sapato
São Tomás de Aquino28/01Protetor de pessoas com doenças do estômago e do fígado; protetor dos universitários
São Tomé03/07Protetor dos pedreiros, arquitetos e cegos
São Valentim14/02Protetor dos namorados e intercessor de amores perdidos
São Venceslau28/09Protetor dos corais e da cidade de Boêmia
São Vicente22/01Protetor dos donos de bares
São Vicente Ferrer05/04Padroeiro dos churrasqueiros
São Vito15/06Protetor dos atores
São Zenão de Verona12/04Protetor dos bebês